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1974
A pré-história da banda está centrada no Queens,
um dos cinco distritos de Nova York — mais especificamente no
bairro de Forest Hills. Os integrantes se conheciam desde a
adolescência, quando figuravam entre os poucos jovens da
vizinhança, fãs de bandas como The Doors, The Who, The Beach
Boys, The Trashmen, The Beatles, The Rolling Stones, New York
Dolls, Stooges e MC5, e já haviam tocado em bandas de garagem
durante o colégio.
Quando Douglas Colvin e John Cummings decidiram
montar uma banda, chamaram para a bateria um conhecido de
Douglas, Jeffrey Hyman. Nos primeiros ensaios John tocava a
guitarra e Douglas tocava o baixo e cantava. Para homenagear o
produtor Phil Ramone, batizaram a banda de Ramones e todos
usaram "Ramone" como sobrenome, como se fizessem parte de uma
família. A história, porém, gera controvérsias, uma vez que
alguns afirmam que, na verdade, eles apenas fizeram uma
brincadeira com fato de Paul McCartney se registrar em hotéis
sob o pseudônimo de "Paul Ramon".
Nos primeiros ensaios os Ramones tentaram tocar
músicas de outras bandas, mas não conseguiram. Então decidiram
escrever suas próprias músicas. I Don't Wanna Walk Around With
You foi escrita no primeiro ensaio. Depois eles escreveriam I
Don't Wanna Get Involved With You, I Don't Wanna Be Learned, I
Don't Wanna Be Tamed (o título era a letra inteira, mas Joey
cantava "Timed" no lugar de "Tamed") e I Don't Wanna Go Down To
The Basement. Eles não haviam escrito nenhuma música "positiva"
(isto é, sem as palavras "I Don't") até surgir a música Now I
Wanna Sniff Some Glue. Logo após, It's A Long Way Back To
Germany, Blitzkrieg Bop, I Don't Care e Babysitter foram
adicionadas ao repertório.
O conhecimento musical dos Ramones era limitado.
Dee Dee tinha dificuldade para tocar baixo e cantar ao mesmo
tempo, assim como Joey não conseguia cantar e tocar bateria ao
mesmo tempo. A banda decidiu, então, que os vocais ficariam com
Joey, e que iriam procurar um novo baterista. Foram feitos
diversos testes no pequeno estúdio Performance Studio, onde
trabalhava um velho amigo dos integrantes da banda, Thomas
Erdelyi. Antes de cada teste, Erdelyi pegava as baquetas para
mostrar aos candidatos como era o estilo da banda, e como
Johnny, Joey e Dee Dee não gostaram dos candidatos que se
apresentaram, logo ficou evidente que o melhor baterista para os
Ramones seria o próprio Erdelyi. Ele adotou o nome Tommy Ramone
e entrou na banda.
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C.B.G.B
O primeiro show dos Ramones foi feito no
Performance Studios, em 30 de março de 1974. Logo a banda
passaria a fazer shows
na casa
noturna CBGB's,
integrando uma cena "underground" composta por bandas como
Blondie, Television, The Cramps, Talking Heads, The Voidoids e
The Patti Smith Group.
Em 1975 conseguiram um contrato de cinco anos com
a gravadora Sire Records. Seu primeiro LP, Ramones, lançado em
1976, foi o primeiro disco de Punk Rock da história, inaugurando
o estilo e tinha 14 músicas rápidas e curtas — a duração do
álbum é de pouco mais de 29 minutos - é considerado um dos
álbuns mais influentes de todos os tempos. A banda começou a
fazer shows nos Estados Unidos para divulgar o álbum, mas fora
de Nova York a recepção do público não foi calorosa. A exceção
foi a Inglaterra: um show realizado em Londres em 4 de julho de
1976 foi um grande sucesso. Entre os presentes no show estavam
os integrantes de bandas que ainda estavam dando seus primeiros
passos, como The Clash e Sex Pistols, que compartilhavam com os
Ramones as influências musicais de Stooges, MC5 e New York Dolls.
O ano de 1977 foi intenso para os Ramones.
Lançaram Leave Home e Rocket to Russia, excursionaram por toda a
América do Norte, tocaram com o ídolo Iggy Pop e visitaram a
Europa no meio e no final do ano. Nesta tour britânica de final
de ano, registraram quatro shows para lançar um futuro álbum ao
vivo. O melhor show foi justamente o show da virada de ano,
quando tocaram no Rainbow Theatre juntamente com os Rezillos e
Generation X. Gravado no dia 31 de dezembro de 1977, It's Alive
— que só seria lançado em 1979 — foi considerado por muitos como
um dos cinco álbuns ao vivo mais importantes da história do
rock, com 28 faixas englobando os três primeiros discos. Foi o
último registro do baterista Tommy na banda.
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Marky
No começo de 1978 o punk rock estava de ressaca.
Os Ramones lançaram três álbuns maravilhosos e não estavam
colhendo os frutos que mereciam. Os Sex Pistols instalaram o
caos e acabaram após uma desastrosa turnê norte americana. Tocar
punk rock em Londres não era mais cool. Várias bandas pioneiras
desfizeram-se ou migraram para outros estilos musicais como o
new wave e o pós-punk.
Mesmo lotando todos os lugares em que tocavam, o
excesso de shows estava exigindo muito dos Ramones. A primeira
baixa veio com a saída do baterista Tommy, que tinha verdadeiro
pavor das longas turnês que a banda vinha fazendo. No seu lugar
chamaram o ex-baterista do The Voidoids, Marc Bell.
Bell, agora Marky Ramone, entrou na banda no
começo de maio e em algumas semanas já estava gravando o álbum
Road to Ruin com o grupo. Seu primeiro show, em 29 de junho, foi
após a gravação do disco. O estilo e a competência de Marky se
encaixaram perfeitamente na nova proposta da banda. Queriam
fazer um disco mais comercial, mas sem deixar de lado as
características iniciais dos Ramones. Contendo músicas mais
longas que os discos anteriores, lançaram um disco com apenas
doze faixas. Se em 1978 o punk apontava para novas direções, o
Ramones fez o caminho inverso: flertou com raízes ainda mais
seminais do rock, e mostrou que sabia e podia fazer um rock
acessível e de qualidade. A produção resolveu "amaciar" Road To
Ruin com guitarras acústicas, com a balada Questioningly, o
cover de Needles and Pins, o solo de uma nota só em I Wanna Be
Sedated e com guitarras limpas na quase country Don't Come
Close.
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High School
Os Ramones fizeram 154 shows para
divulgar seu quarto álbum, Road to Ruin, em 1978. Nesse ano o
novo baterista Marky se firmaria no quarteto. Em dezembro
começaram as filmagens de Rock 'n' Roll High School, uma
película dirigida por um clássico diretor de filmes de classe B.
A trilha sonora do filme foi lançada em 1979, assim como o disco
ao vivo It's Alive. Como recebiam muito pouco dinheiro durante a
gravação do filme em Los Angeles, tinham que fazer shows nas
cidades próximas para pagar a conta do hotel. Mas no meio dessa
correria, conheceram o homem que remixou duas músicas dos
Ramones para o filme e que viria a produzir o próximo álbum da
banda.
A trilha sonora desta típica comédia adolescente norte-americana
tinha vários artistas, entre eles MC5, Devo, Eddie and the Hot
Rods, Chuck Berry e, é claro, os Ramones, que apareciam com duas
versões de Rock 'n' Roll High School. Trazia ainda músicas ao
vivo da banda, de um show de sete músicas dos álbuns anteriores
e outra música inédita chamada I Want You Around, que aparece
tanto na trilha sonora do filme como na coletânea All The Stuff
(And More!) Volume 2.
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Phil Spector
No início da década de 1980,
conflitos começaram a provocar tensão na banda. Até então Joey
tinha pouca participação na composição das músicas — que ficavam
praticamente a cargo de Johnny e Dee Dee — mas nessa época ele
passaria a ter um papel mais importante nos bastidores.
Logo após a saída do It’s Alive, o
Ramones toma interesse de Phil Spector (antigo produtor dos
Beatles) a ser produtor do novo LP da banda End Of The Century.
Este foi o álbum mais demorado para ser feito, por que o
produtor era muito detalhista. Quando eles não estavam gravando
todos ficavam bebendo, e Phil ficava tão bêbado que chegava a
apontar uma arma na cabeça deles. Dee Dee era o único que não
gostava, o resto levava na brincadeira. Marky comenta que era o
pior álbum que a banda havia laçado, por ser muito bem feito.
Depois começa uma crise na banda e os membros começam a
novamente se afundar nas drogas, seguindo o exemplo de Dee Dee
que já usava heroína.
O álbum seguinte é Pleasant Dreams.
É neste disco que a banda começa a assinar as músicas separados,
deixando com que a irmandade Ramone saísse um pouco dos eixos,
acontecendo conflitos entre os integrantes. O LP revitaliza a
simplicidade que a banda havia perdido nas gravações do
anterior. Os problemas continuaram na gravação do próximo disco
Subterranean Jungle, que foi lançado em 1983, eles ficaram um
ano descansando para gravar este disco, o que nada adiantou. Por
causa das drogas o desempenho da banda saiu péssimo e Johnny e
Dee Dee não se falavam. No dia 15 de agosto Johnny da entrada ao
hospital com uma fratura no crânio, após ter brigado em uma
briga. Ele teve que fazer uma operação que o salvou de ter tido
uma morte cerebral.
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Richie
Em 1983 Marky é expulso dos Ramones devido a seus
problemas com drogas e álcool. Uma curiosidade da capa de
Subterranean Jugle é que Marky esta na janela justamente porque
esta saindo da banda. Ideia de Johnny. Durante a conclusão do
álbum estavam à procura de um novo baterista. Tentaram com Billy
Rogers, que tocou com os Heartbreakers. Foi Billy quem gravou a
bateria de "Time Has Come Today". Mas Billy acabou não ficando
na banda. O novo integrante é Richie Ramone. Eles entram em
estúdio para gravar Too Tough To Die, o que seria um álbum de
ressurreição.
Richie teve um papel fundamental no som da banda. Com uma levada
mais Hardcore o som dos Ramones ganharam velocidade e
agressividade. Além de otimo baterista, Richie ainda contribuiu
com backings em Wart Hog.
Este disco é uma homenagem a Johnny e significa duro demais para
morrer. Esse disco uniu novamente a banda, a deixando bastante
forte. O LP saiu em novembro de 84. Após isso o Ramones
trabalhou mais tranqüilo para o próximo álbum, Animal Boy.
Halfway To Sanity chega as lojas no verão de 1987, é o lado dois
do álbum anterior.
Richie foi baterista dos Ramones durante quatro anos e meio e
fez cerca de quatrocentos shows. Tocando inclusive em São Paulo
e no Rio de Janeiro, quando a banda visitou o Brasil pela
primeira vez no começo de 1987. Enquanto ramone, Richie compôs
quatro músicas, uma delas chamada Somebody Put Something In My
Drink, que se tornou uma das mais clássicas do quarteto. Richie
também fazia backing vocals em shows e nos álbuns. Muitos dizem
que o estilo dele tocar bateria não combinava com o básico três
acordes da banda. Mesmo assim, Richie foi importantíssimo para
os Ramones, não só por ser um excelente compositor mas também
pela sua "pegada diferente" e mais elaborada, e por estar na
banda durante uma fase turbulenta e pouco amigável de várias
crises.
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Elvis Ramone
Richie gravou Halfway to Sanity, mas um pouco
antes do lançamento do álbum deixou a banda, sem aviso prévio.
Mais desagradável foi a maneira pela qual o baterista saiu do
grupo. As coisas estavam indo relativamente bem, até que de uma
hora para outra Richie terminou com sua antiga namorada,
encontrou outra e repentinamente se casou com a nova garota, uma
milionária. Richie achava que os Ramones queriam expulsá-lo da
banda, o que não era verdade. A esposa do baterista apareceu em
uma limosine, na saída de um show dos Ramones, e ela mesma disse
ao empresário da banda que Richie estava deixando o grupo.
Richie entrou na limosine e nunca mais seria visto por nenhum
ramone ou outra pessoa ligada à banda, mesmo tendo sido
procurado diversas vezes. O pouco que se soube é que o
ex-baterista trabalhou de golf caddie em Los Angeles, no começo
dos anos 90, e como recepcionista de um hotel em alguma cidade
dos Estados Unidos. Hoje em dia é um empresário bem sucedido e
toca com uma orquestra nos Estados Unidos e na Europa.
Recentemente, em setembro de 2007, entrou com um processo contra
a Apple e a Walmarck por venderem músicas suas (tocadas pelos
Ramones) sem autorização prévia ou direitos autorais.
Richie compôs duas faixas em Halfway to Sanity. O
hardcore I'm Not Jesus e I Know Better Now.
Richie deixou a banda no dia 14 de agosto. Cinco
shows foram cancelados às pressas. Pressionados por perder um
baterista nas vésperas de lançar um novo álbum, em menos de 24
horas a banda chamou o fã da banda Clem Burke, baterista do
Blondie e Chequered Past. Clem receberia o nome artístico de
Elvis Ramone e fez algumas fotos promocionais para o novo álbum
— inclusive uma dessas fotos é uma das mais publicadas em toda
história do quarteto — e no dia 28 de agosto fez seu primeiro
show com os Ramones.
No dia seguinte, Burke fazia o segundo e último
show como baterista da banda. Os dois shows com ele foram um
desastre; mesmo interessado, o estilo com que ele tocava bateria
não tinha nada a ver com os Ramones. O tempo dobrado nos
chimbais era algo totalmente estranho para alguém acostumado com
a batida bem menos rígida do Blondie.
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Entra e Sai
Marky estava de volta aos Ramones. Cinco dias
depois (no dia 4 de setembro) ele faria seu retorno e nenhum
show teve que ser cancelado.
O retorno triunfal de Marky, em 1987, foi marcado
por uma agenda cheia de shows pelos Estados Unidos e pela Europa
— também pela gravação de uma música nova de Joey chamada Merry
Christmas (I Don't Wanna Fight Tonight), que foi lançada na
Inglaterra como lado B do single de I Wanna Live; e pela
gravação de um show no Ritz que seria usado para o vídeo de I
Wanna Live.
Brain Drain foi lançado em maio de 1989; Pet
Sematary já era vídeo e estava começando a tocar com frequência
nas rádios comerciais e na MTV. Parecia que finalmente os
Ramones teriam o merecido sucesso comercial. Mas após o término
de uma turnê americana, Dee Dee resolveu sair da banda. Seu
último show foi na cidade californiana de Santa Clara, no dia 5
de julho de 1989.
De 1984 até 1989, Dee Dee permaneceu praticamente
longe das drogas pesadas e procurou ajuda em organizações como
Alcoólicos Anônimos ou Narcóticos Anônimos, sempre com a ajuda
de sua esposa Vera. Após gravar Brain Drain, em que parecia
estar totalmente envolvido, parou de tomar os seus medicamentos,
terminou o seu casamento de dez anos com Vera e depois abandonou
os Ramones na turnê de Brain Drain.
Havia a pressão de intermináveis turnês,
gravações e músicas a escrever. Realmente seu destino era a vida
junkie. Mesmo quando estava praticamente "limpo", de uma forma
ou de outra a sua personalidade obsessiva vinha à tona. Teve uma
fase em que a sua coleção de armas ficou extremamente numerosa;
teve outra fase na qual colecionava relógios e usava duas em um
pulso e três em outro. Suas dezenas de tatuagens foram feitas em
pouco tempo, para nunca mais se tatuar. Como não estava de corpo
e alma nos Ramones, abandonou a banda. Com Dee Dee era tudo ou
nada. Mas o que ele queria mesmo era liberdade, nem que isso
significasse uma volta ao vício em heroína, o que culminaria com
sua morte por overdose, em 2002.
Após a saída dos Ramones, Dee Dee entrou de
cabeça no mundo do rap e virou Dee Dee King. Lançou várias
músicas e CDs, porém com pouca aceitação do público. Mesmo fora
da banda, continuou ajudando na composição das letras das
músicas e algumas vezes na organização de shows.
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All is Very Well
Com a saída de Dee Dee, os Ramones remanescentes
trataram de marcar uma audição para arranjar um novo baixista.
Nem passou pela cabeça deles que a banda deveria encerrar as
atividades. Mesmo Dee Dee sendo a alma dos Ramones e o principal
compositor, eles queriam e deveriam prosseguir. Os testes para
um novo baixista foram constrangedores. A maioria dos candidatos
compareceram à audição para ver Johnny e Joey de perto. Depois
de inúmeras audições, chegou-se à conclusão de que o primeiro
candidato era o mais interessante: Christopher Joseph Ward, de
24 anos, tocava bem, tinha estilo próprio e não imitava Dee Dee.
Logo recebeu o apelido de C.Jay Ramone.
A primeira apresentação, em 4 de setembro de
1989, em um programa de TV foi um desastre. O batismo de fogo
foi no dia 30, na Inglaterra. Um dos principais shows que C.J.
fez foi Loco Live, gravado em Barcelona, na Espanha. Neste show
C.J. mostrou que era um verdadeiro Ramone, tocando e cantando
com maestria incrível. Até o final do ano C.J. fez mais quarenta
shows e encerrou o ano totalmente à vontade no palco. C.J.
adorava fazer backing vocals e seus vocais nos shows eram
melhores e mais regulares que os de Dee Dee.
C.J. trouxe novos e bons ares aos Ramones. Sua
juventude, vontade e talento fez muito bem para a banda. Até
mesmo serviu para unir um pouco Joey, Marky e Johnny, afinal a
banda e os fãs não suportariam a perda de mais um membro
original.
Enfim entram em estúdio para gravar Mondo
Bizarro. O LP que pode ser chamado de imprevisível, pois até
para os Ramones nada estaria mais a ser acreditado.Com este
album os Ramone excursionaram pro todo o mundo sendo os
convidados principais de varios festivais . O álbum é elevado à
categoria transcendental de como sendo o melhor álbum do
quarteto. Entram novamente em estúdio para fazer somente covers
de bandas, o nome é Acid Eaters, um disco surpreendente com
covers do The Who , Credence entre outros .
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Adios Amigos
Apenas em 1994 os outros
Ramones ficaram sabendo que o vocalista Joey estava com câncer.
Em 95, Joey deixou claro que os Ramones teriam que parar de
fazer shows. O vocalista estava ficando cada vez mais cansado e
debilitado.
Além da saúde debilitada do vocalista, o grande problema dos
Ramones eram os vários anos de tensão e pouca comunicação entre
os integrantes. O fim da banda não era oficializado mas
comunicaram à imprensa que um último disco seria gravado. Nesse
clima, foi lançado ¡Adios Amigos!.
Do lançamento de ¡Adios
Amigos! até o fim da banda os Ramones ficaram um ano
excursionando e fazendo os últimos shows pelas principais
cidades do mundo. No dia 29 de fevereiro gravaram um show em
Nova Iorque, que deu origem ao terceiro álbum ao vivo do
quarteto: "Greatest Hits Live" - lançado no meio do ano de 96 e
que serviu para promover a participação dos Ramones na turnê
Lollapalooza.
O último show dos
Ramones aconteceu no dia 6 de agosto de 1996 no Palace em
Hollywood. Chamaram vários convidados como Eddie Vedder, Lemmy
Kilmister, Tim e Lars do Rancid, Chris Cornell do Soundgarden e
Dee Dee Ramone. Dee Dee ficou encarregado de cantar Love Kills
mas entrou errado na música e esqueceu quase toda a letra. Foi o
show de número 2 263 e deu origem ao álbum e ao vídeo We're
Outta Here!. Os Ramones eram a epítome de NYC e fizeram o último
show em Los Angeles apenas porque Johnny estava se mudando para
lá e queria que assim fosse. A ideia inicial era que o último
show fosse de graça no Times Square em NYC.
Tudo terminou de
verdade no dia 15 de Abril de 2001. Joey estava morto. Vitima de
câncer linfático. Todo fã de Ramones esperavam uma volta.
O que era esperança, virou lenda e o legado esta ai, nas
camisetas que viraram moda, nos discos que vendem mais que antes
e principalmente na memória de cada Fã, que sempre se sentiu um
Ramone com orgulho. Gabba Gabba Hey Forever !!!!
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